CERTIFICAÇÃO DE ARRANJO PRODUTIVO LOCAL

No dia 20 de Junho de 2020 , por meio do Governo do Estado de São Paulo, no Âmbito da Secretaria de Desenvolvimento econômico, foi certificado o Arranjo Produtivo Local – APL de Agronegócio, Amendoim e Cana-de-açúcar de Jaboticabal, por meio da sua entidade gestora Universidade Estadual Paulista -UNESP da Faculdade de ciências Agrárias e Veterinárias – FCAV, como um Arranjo Produtivo Local – APL reconhecido pelo Programa Estadual Paulista de Fomento aos Arranjos Produtivos Locais.

O APL é uma aglomeração de empresas, localizadas em um mesmo território, que apresentam especialização produtiva e mantêm vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si e com outros atores locais, tais como: governo, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisa. Um APL indica que aquela região é referência em produtos e serviços daquele setor.

Em 2020, depois de um extenso trabalho, a cidade de Jaboticabal foi reconhecida por ser um Arranjo Produtivo Local do Agronegócio. Para isso, conectaram-se diversas entidades parceiras, como: Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo; Secretaria Municipal da Agricultura e do Meio Ambiente; Instituto Tecnológico de Jaboticabal (ITJ); Sebrae; FATEC; COPLANA – Cooperativa Agroindustrial;  FUNEP – Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino e Extensão; Sindicato Rural de Jaboticabal; Aciaja – Associação Comercial e Industrial de Jaboticabal.

Além disso, para a articulação do APL foi fundamental o estabelecimento de uma entidade gestora, definida como a Unesp/FCAV com o apoio do ambiente de inovação Inovajab – Incubadora de Base Tecnológica localizada no campus do município.

A conquista desse feito com a articulação da comunidade Unespiana de Jaboticabal se soma a outras contribuições da Universidade em prol do desenvolvimento do setor do Agronegócio.

O reconhecimento do Arranjo Produtivo Local no Programa gera, além dos ganhos de competitividade, a possibilidade de participar de ações e editais realizados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e entidades parceiras, com atividades voltadas ao desenvolvimento produtivo.

O APL também facilita o acesso de micro, pequenas e médias empresas a programas de gestão empresarial, mercado, processo, produtos e linhas de financiamento, visando o fortalecimento no mercado interno e acesso ao externo.

Secretária do Estado Zeina Latif e Gestor da InovaJab Rafael Parras.