INOVAJAB FORMALIZA ACORDO DE COOPERAÇÃO COM APL DE LINS E ADETEC

No dia 7 de Outubro de 2021, o Arranjo Produtivo Local (APL) de Agropecuária e Agricultura Familiar de Lins ganhou mais força com duas importantes parcerias que foram articuladas pela Adetec, entidade gestora do APL de Lins: a InovaJab, uma incubadora de base tecnológica com foco no agronegócio da FCAV/Unesp de Jaboticabal, e a Jacto, empresa de soluções portáteis para pequenos agricultores, de Pompéia, que já está presente em 115 países.

Os novos parceiros se apresentaram em uma reunião online com a governança do APL de Lins. A InovaJab formalizou o acordo de cooperação com o APL de Lins e a Adetec. E a Jacto formalizou o termo de adesão ao APL de Lins.

Os gestores de novos modelos de negócio da InovaJab, Andreísa Flores e Rafael Parras, explicaram sobre a atuação da incubadora e as ações para ampliação da relação da universidade com o mercado e outros ecossistemas, como a Adetec. A aceleração de negócios do agronegócio com base no desenvolvimento sustentável e a construção de um mundo mais colaborativo são as premissas da InovaJab, que está conectada a mais de 78 grupos de pesquisa em ciências agrárias. O diretor da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV) da Unesp Jaboticabal, Sérgio Ferraudo, expressou satisfação na nova parceria e enfatizou o objetivo principal das ações: o pequeno produtor.

“Temos que colocar a prática da matemática para o pequeno produtor que é quem produz, de fato, o alimento que chega na mesa da população brasileira. Essa parceria tem tudo para criar projetos grandes, que tenhamos projetos que sensibilizem o governo e as empresas para que possamos desenvolver nossas intenções. Hoje, o pequeno produtor utiliza alta tecnologia e os responsáveis para que essa tecnologia seja otimizada por ele, somos nós”

Afirma o Diretor.

Em seguida, o gerente de produtos da unidade de planejamentos de produtos e equipamentos portáteis da Jacto, Paulo Cesar Curti, expôs o histórico e atuação da empresa e apresentou alguns produtos, como o dosador e pulverizador costal a bateria e o calibrador de gotas, que já foram apresentados para o diretor administrativo e gerente geral da Associação dos Produtores e Olericultores de Lins e região (APOL) e diretor da Adetec, Juvanildo Silva, iniciando os trabalhos dessa parceria da Jacto com o APL.

“O especialista em pulverização foi até Lins e entrou em contato com o Juvanildo, depois pegamos uma relação de agricultores que vão receber esses equipamentos para conhecer. Nós desenvolvemos o produto com o ponto de vista do agricultor, então precisamos entender a necessidade dele. Por isso ficamos imensamente gratos com o convite para essa parceria. Pode parecer simples, mas para concentrar e ter um polo que faça essa ligação com o agricultor é complicado, com a Adetec essa relação vai facilitar e a gente pode, sim, somar e contribuir com todo esse projeto”

Paulo Cesar Curti

Antes das apresentações, o consultor de inovação da Adetec e membro da governança do APL, Eugenio Brito, apontou sobre os pilares para fortalecimento do APL, como a confiança entre as empresas, que não devem visar mais a competição, mas a cooperação para o fortalecimento do APL e desenvolvimento da região. Entre as ações previstas para levar ciência ao campo estão oficinas para treinamento da assistência técnica, projetos de inovação e de prospecção de recursos financeiros, um Hackathon para desenvolver apps na área e projetos de TCCs que possam contribuir para soluções no campo.