Potencial científico e tecnológico instalado: a força da FCAV

Diego Siqueira

11/04/2018

Potencial científico e tecnológico instalado: a força da FCAV

Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal contribui para 1/6 do total de projetos em Ciências Agrárias da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), uma das principais agências de fomento à pesquisa e desenvolvimento (P&D) e ciência, tecnologia e inovação (C,T & I) do Brasil.  Até março de 2018, foram cadastrados na Biblioteca Virtual da FAPESP aproximadamente 230 mil projetos entre auxílios e bolsas em diferentes áreas e instituições. São mais de 800 instituições-sede de pesquisa cadastradas. Os projetos estão enquadrados em nove áreas do conhecimento: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências da Saúde, Engenharias, Interdisciplinar e Linguística, Letras e Artes. Na área de Ciências Agrárias são quase 30 mil projetos (auxílios à pesquisa mais bolsas de IC, MS, Dr e outras modalidades) em diferentes instituições. Do total de projetos concluídos e aprovados pela FAPESP em Ciências Agrárias, cerca de 5 mil (1/6 do total) são da FCAVJ.

Em 2018 a cidade de Jaboticabal foi nomeada Capital Brasileira do Amendoim. Cerca de 25% do amendoim exportado pelo Brasil vem de Jaboticabal, segundo Associação Comercial, Industrial e Agronegócios de Jaboticabal (ACIAJA). Trabalho de diferentes gerações, superação, vontade, parceria e muita ciência, são alguns dos fatores que impulsionam à agroindústria do amendoim na cidade. A Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal (FCAVJ) sedia cerca de 1 em cada 6 pesquisas sobre amendoim, cadastrados na Biblioteca Virtual da FAPESP. São mais de 100 instituições espalhadas pelo Brasil desenvolvendo pesquisa básica e aplicada sobre amendoim. A FCAVJ é a instituição com maior número de projetos sobre amendoim, contribuindo com cerca de 10% do total nacional cadastrado no Banco de Teses CAPES. A integração ciência, poder público e empresariado pode promover ainda mais ganhos agronômicos, sociais e econômicos para Jaboticabal, contribuindo para o ecossistema inovativo e empreendedor regional.

Conheça os projetos da FCAV na FAPESP:

https://goo.gl/PU2sWR

Instale sua empresa aqui!

A UNESP Jaboticabal e seus parceiros trabalharam na construção de um espaço destinado a inovação e ao empreendedorismo. Quer fazer parte do primeiro time de incubados da InovaJab?

Faça sua inscrição