Inovajab

27/03/2019

Alfa Agrotec

A Alfa Agrotec é uma empresa de multiplicação de fungos para o controle biológico de pragas agrícolas e P&D de novos agentes biológicos. 
Nosso foco é o controle natural de pragas, minimizando os efeitos negativos que os produtos químicos trazem à natureza e ao ser humano. 
Atualmente temos cinco produtos testados e aprovados pelos consumidores, sendo estes utilizados para o controle de fungos fitopatogênicos, insetos, nematoides, bactérias e ácaros. 
Na fila de desenvolvimento há ainda outros três fungos para o controle de insetos, os quais necessitam de mais testes à campo para validação. 
A biotecnologia está cada dia mais presente na agricultura. Podemos ver plantas geneticamente modificadas resistentes a insetos e herbicidas; insetos sendo utilizados no controle de outros insetos; bactérias sendo utilizadas como fungicidas etc, e estes organismos são introduzidos na agricultura brasileira diariamente. 
A multiplicação de fungos não poderia ficar de fora, pois se encaixam perfeitamente dentro da biotecnologia. 
Atualmente a multiplicação de fungos é questionável, pois todas as empresas atuantes na área produzem em grãos de arroz, sorgo ou milho e o desenvolvimento destes microrganismos dificilmente são homogêneos, pois a oxigenação, umidade e luz nunca são aproveitados de forma uniforme pelos fungos, sendo assim, o desenvolvimento dos conídios (estrutura de propagação e produto desejado da multiplicação) nunca são homogêneos, diminuindo assim o vigor e viabilidade do produto final, reduzindo a eficiência à campo e resultando em controles não satisfatórios das pragas. 
O diferencial da Alfa Agrotec é a multiplicação destes mesmos microrganismos em uma metodologia a qual os conídios se desenvolvem de forma homogênea, aproveitando toda água, luz e alimento necessário, resultando em conídios vigorosos e com alta viabilidade, aumentando a eficiência do controle de pragas à campo e em consequência, aumentando a produtividade. Um segundo parâmetro importante que a Alfa Agrotec agrega é a eficiência de produção. 
Comparado às empresas concorrentes, nós conseguimos reduzir o período de multiplicação pela metade do tempo, utilizamos menos mão-de-obra durante todo o processo e o espaço necessário para a multiplicação é quatro vezes menor, por consequência, conseguimos reduzir o preço de custo e o também o preço final ao produtor rural.

 

Contato:  José Barbosa

josepaulosb@hotmail.com 

www.alfaagrotec.com.br

+55 (16) 98242-0200

Instale sua empresa aqui!

A UNESP Jaboticabal e seus parceiros trabalharam na construção de um espaço destinado a inovação e ao empreendedorismo. Quer fazer parte do primeiro time de incubados da InovaJab?

Faça sua inscrição